A titular do Ministério do Turismo, Daniela Carneiro (União-RJ), deve deixar o cargo até quinta-feira (6), segundo um ministro envolvido nas negociações informou à coluna. Ele não descarta que a oficialização ocorra ainda nesta quarta (5).
O substituto será o deputado Celso Sabino (União-PA), escolhido pela bancada do partido. A mudança vem sendo negociada há várias semanas.
Sem trânsito no União, Daniela iniciou tratativas para migar ao Republicanos. Com isso, lideranças da sigla exigiram de Lula troca imediata no comando da pasta — condição inclusive para apoiar o governo em votações no Congresso.
O presidente negociou nos últimos dias uma saída que contemple a ministra e o marido dela, o prefeito de Belford Roxo, Waguinho (Republicanos). Aliado de Lula na campanha, ele foi considerado um importante cabo eleitoral em uma região em que o ex-presidente Jair Bolsonaro tinha maior aceitação.
Além de resolver o impasse, Lula quer fortalecer a base no Congresso nos últimos dias antes do recesso, em que pautas importantes estão sob análise. Além do projeto que dá mais peso à União em votações do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), estão na pauta o arcabouço fiscal e a PEC da reforma tributária.