O jornalista Rafael Vigna colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço.
Tradicional evento do calendário econômico do Rio Grande do Sul, a Expoagas de 2024, não poderia ter um tema melhor do que "Superação". Reconhecida por atrair as atenções e, sobretudo, a participação de expositores de todo o país, ainda que cerca de 70% da prioridade seja dada aos do Estado, a feira também carrega a marca de ser um grande propulsor de negócios.
Idealizada pela Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), este ano, sem contar com o Aeroporto Salgado Filho (em reformas e sem voos em razão da enchente), e com o auditório do Centro de Eventos da Fiergs (ainda danificado pelas águas de maio), a entidade projeta gerar R$ 700 milhões em negócios.
Serão 496 expositores, mais de 3 mil pessoas envolvidas e lançamentos de 700 produtos programados para o período. Quer um exemplo? A Nescafé apresentará nova embalagem em alusão ao Estado e com destinação de recursos a reconstrução.
Outro? Durante a Expoagas, os chocolates da Garoto estarão "agauchados" e terão a marca no rótulo substituída por "Guri". Presidente da Agas, Antonio Cesa Longo lembra a realização será uma oportunidade de movimentar profissionais de eventos, rede hoteleira e gastronômica.
Para isso, a entidade conta com hotéis, alguns dos quais atingidos pelos alagamentos em Porto Alegre, inteiramente reservados para hospedar visitantes e participantes, que estarão na Capital, entre os dias 20 e 22 de agosto.
— É nosso orgulho, sim, contribuir com a retomada das atividades. Por isso, a gente colocou grande foco, sim, nessas empresas de Porto Alegre. Esse é um tempo de superação da nossa marca. Com certeza, quem viu a Fiergs (local onde acontece a programação) como estava, nós chegamos a ter a realização negada, mas com muitos esforços foi possível dispor da estrutura — comenta.
*Colaborou João Pedro Cecchini