Terceira maior indústria farmacêutica do Brasil em volume de vendas, a Cimed comprou a R2M, empresa para produtos de higiene e cuidado pessoal fundada e com operação administrativa em Passo Fundo, e polos fabris em Chapecó (SC) e Santa Rita do Sapucaí (MG).
A R2M é dona das marcas Bebê Limpinho e Snow Baby, vendidas em farmácias e supermercados. O valor da transação não foi revelado. A empresa gaúcha faturou R$ 180 milhões no ano passado, com proporção de lucro operacional em relação a receita líquida (margem ebitda) de 18%.
Com o movimento, a Cimed pretende expandir sua atuação na categoria de consumo, de olho no mercado de higiene infantil. Hoje, a marca já atua no segmento de pomadas infantis para assaduras, mas quer aumentar sua fatia a partir dessa aquisição. A farmacêutica projeta alcançar faturamento recorde de R$ 3 bilhões em 2023, e prevê chegar a R$ 4 bilhões em 2024.
— O segmento infantil é um mercado imenso no Brasil, liderado pelas categorias de fraldas, leite e lenços umedecidos. Atuamos no nicho de higiene infantil com pomadas para assaduras de bebês e vamos dobrar esse volume com a incorporação da R2M — ambiciona João Adibe, CEO da Cimed, que ajudou na recuperação das farmácias depois da inundação no Vale do Taquari.
Em entrevista recente à coluna, Adibe afirmou que um dos planos da companhia é abrir o capital, ou seja, vender ações na bolsa de valores. A Cimed tem cerca de 600 produtos no catálogo, e distribuição nacional para mais de 70 mil pontos de vendas atendidos diretamente, com presença em 98% das farmácias brasileiras. A companhia tem em seu portfólio produtos nas categorias de medicamentos (genéricos e isentos de prescrição médica - MIP), nutrição (vitaminas), higiene e beleza.
* Colaborou Mathias Boni