Pelo menos 11 empresas gaúchas participam da Convenção ABF do Franchising deste ano. O congresso é uma realização da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que ocorre desde quarta-feira (25) e segue até sábado (28).
Um desses negócios é a empresa de Gramado Criamigos, que vende ursos de pelúcia personalizados, tem atuação em diversas cidades e mira expansão no Exterior. As proprietárias do negócio, Veronicah Sella e Natiele Krassmann, afirmaram que a marca vai ter operação fora do Brasil já em 2024, começando pela América Latina. A informação foi dada nesta sexta-feira (27), durante o evento realizado na Bahia.
— Estamos estudando a cultura dos países. Vamos começar pela América Latina, para ver como esse formato de negócio baseado na emoção e no entretenimento cabe nos países — afirmou Natiele.
A empreendedora destaca que, como a principal barreira de entrada do negócio é o fornecimento de materiais, a rede está trabalhando para reforçar os fornecedores nas vendas externas.
— A ideia não é homologar fornecedores de fora do país, mas sim fortalecer os brasileiros para exportar. Esses trâmites burocráticos e tributários estão ocorrendo para a gente dar esse passo — complementa.
A rede de franquias tem 74 pontos de venda no Brasil, e o plano é fechar o ano com 80 estabelecimentos. Para 2024, a meta é elevar para cem, segundo Veronicah. A Criamigos oferece aos clientes a personalização do produto. Além de escolher a pelúcia, as crianças podem dar voz, roupas e até fazer a "certidão de nascimento".
Outra empresa gaúcha no congresso é a calçadista Bibi, de Parobé, famosa pelos produtos voltados para crianças. Há 15 anos no varejo por meio do modelo de franchising, a empresa conta atualmente com 151 operações — 19 das quais internacionais, na América Latina.
O grupo projeta chegar a cem unidades no mercado externo até 2030. A diretora de marca e varejo da Bibi, Camila Kohlrausch, explica a mudança causada pelo ramo de franquias na estrutura da companhia:
— A empresa tinha posicionamento de indústria, de mandar o produto para o mercado. Agora, tem a visão do consumidor. A empresa tem um olhar muito para o varejo, para o consumidor. A gente começou bebê nesse segmento e hoje já somos adolescentes — brinca.
*O jornalista viajou a convite da ABF