A Cadastra, empresa global de soluções de marketing, tecnologia, estratégia de negócios, data e analytic, que nasceu em Porto Alegre, estreou na lista das empresas que mais crescem nas Américas. O ranking é do jornal britânico Financial Times.
The Americas' Fastest Growing Companies 2023 (clique aqui para ver o levantamento) lista as 500 empresas do continente que alcançaram o maior aumento de receita anual acumulada entre 2018 e 2021. O estudo, que está na sua quarta edição, é feito a partir de pesquisa da empresa de dados Statista Inc. Ao todo, 7 mil empresas foram examinadas em 20 país.
Do Brasil, há 31 integrantes, a maioria de negócios afluentes (que ainda estão em desenvolvimento). Alguns dos nomes conhecidos, além da Cadastra, estão EspaçoLaser e Sicoob Divicred. A Cadastra, inclusive, está listada como uma empresa paulista, embora tenha nascido no Rio Grande do Sul. A coluna não identificou nenhum outro negócio gaúcho.
Com crescimento de 136% na receita e uma taxa de crescimento anual composto de 33% entre 2018 e 2021, a Cadastra estreou na 322ª posição, e como 10ª brasileira melhor posicionada.
— A pesquisa capturou um momento de virada na Cadastra. Ao mesmo tempo que os negócios digitais tiveram um boom com a pandemia, ampliamos as soluções ofertadas e adotamos estratégia multidisciplinar com foco em eficiência que trouxe resultados rápidos — afirma Thiago Bacchin, CEO e fundador da Cadastra.
No período analisado pela pesquisa, a Cadastra investiu em áreas internas como marketing, novos negócios, recursos humanos e planejamento estratégico. Também ampliou sua oferta de consultoria de negócios para apoiar os clientes. Além disso, expandiu sua atuação no Exterior, desenvolvendo projetos na Europa, África e Ásia.
— Continuamos em crescimento acelerado. Nos últimos meses, adquirimos três empresas de forma consecutiva, expandido presença e operação na Europa e América Latina — finaliza Bacchin.
* Colaborou Camila Silva