A Cadastra, empresa global de soluções de marketing, tecnologia, estratégia de negócios, data e analytics, que nasceu em Porto Alegre, dobrou sua receita no Exterior em 2021, e prevê outros 30% de aumento em 2023.
O processo de internacionalização começou com o desenvolvimento de projetos digitais na América Latina para multinacionais atendidas no Brasil, e ganhou mais força com a abertura, em 2018, de um escritório em Londres.
Deste então, já atuou na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina, tanto para empresas quanto para o consumidor final, nos mercados de consumo, tecnologia, moda e varejo.
— A visão da Cadastra é ser um "one stop partner" para empresas que precisam executar e gerenciar estratégia de negócios e o ciclo de vida das comunicações digitais. Tivemos sucesso em outros mercados, oferecendo transformação, resultados e eficiência. A amplitude e profundidade de conhecimento da empresa em canais digitais e plataformas de tecnologia nos permite colaborar com marcas em diferentes estágios de maturidade digital — afirma Gustavo Bacchin, CEO da Cadastra para Europa, Oriente Médio e África.
A Cadastra tem hoje cerca de 500 profissionais em seu quadro de funcionários, divididos nos três escritórios, em Porto Alegre, São Paulo e Londres. Tem cinco divisões de negócios: consultoria e estratégia de negócios, mídia e plataformas martech, CRM, tecnologia e SEO, análise de dados e criação de conteúdo.
Conforme Bacchin, o e-commerce e o trabalho remoto permitiram que as marcas explorassem a expansão internacional com nova abordagem:
— A variedade de recursos tecnológicos e de dados permitiu entender os mercados internacionais em profundidade. Esses avanços deram às empresas a capacidade de traçar o perfil e compreender o comportamento dos clientes potenciaos. Agora é muito mais viável projetar uma estratégia de canal global para dar suporte a novas vendas e crescimento.
* Colaborou Mathias Boni