Começou a operar na terça-feira (29), em Santa Cruz do Sul, o Gauten Parque de Inovação e Tecnologia. A origem é inusual, já que normalmente são iniciativas de universidades ou empresas: o investimento de R$ 5,3 milhões foi bancado por recursos do próprio município.
Na origem da decisão de investir na estrutura localizada no distrito industrial da cidade, com área de dois mil metros quadrados e espaço para acolher até 40 empresas, está a constatação de que a preparação para o futuro começa no presente. Quatro companhias já estão instaladas, e outras sete estão finalizando sua mudança.
— Nosso futuro está todo ligado à inovação e à tecnologia. A mão de obra nesse mercado ainda é muito escassa, no município e no Estado como um todo. Com o parque, temos certeza de que vamos ajudar a estimular os jovens da região a entrar nessas áreas — afirma Marcio Martins, secretário de desenvolvimento econômico e turismo de Santa Cruz do Sul.
A construção do parque era um dos principais objetivos da prefeita Helena Hermany desde a campanha. Em abril deste ano, o prédio e a área do empreendimento foram adquiridos pela prefeitura, passando depois por cerca de oito meses de renovações e adaptações.
Por meio de parceria entre prefeitura e o Banco do Povo - especializado em microcrédito -, as empresas que se instalarem no Gauten Parque poderão buscar linhas de crédito com juro zero e parcelamento em até 36 vezes.
— Minha preocupação é que o social e o econômico andem juntos. Queremos que as pessoas possam ter oportunidades de qualificação para concorrer a uma vaga de emprego, e para que assim possam ter autonomia e se sentir efetivamente emancipadas — reforça a prefeita.
Assim que o parque começou a operar, a prefeitura de Santa Cruz do Sul anunciou a realização do Gauten Summit, previsto para 24 e 25 de agosto de 202.
— Projetamos receber pelo menos mil pessoas nos dois dias de evento, que também terá uma competição de startups, organizada em parceria com o Sebrae RS. O South Summit foi um divisor de águas para o impulsionamento da inovação no Rio Grande do Sul, sendo nossa principal inspiração para conseguirmos realizar eventos semelhantes em outras regiões do Estado, ajudando a espalhar ainda mais esse ambiente de negócios e de empreendedorismo pelo território gaúcho — acrescenta Marcio Martins.
Joel Maraschin, secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, também esteve presente no evento de inauguração do Gauten Parque.
— Os municípios que não conseguirem se conectar às mudanças que vêm acontecendo no mundo, em especial às novas tendências de empreendedorismo, às novas tecnologias e aos sistemas para startups, ali na frente terão grandes problemas. Santa Cruz do Sul tem sido pioneira em várias atividades do governo do Estado, como o Tudo Fácil Empresas, e a partir disso, vai despontar no Rio Grande do Sul como um novo hub de startups e de tecnologia —destacou.
* Colaborou Mathias Boni
Leia mais na coluna de Marta Sfredo