Faltam só três dias para o fim do prazo de inscrições para a competição de startups do South Summit Brazil 2023. Nesta terça-feira (13), o número dos que já se candidataram passou de mil, superando a quantidade de negócios reunidos na edição de estreia. A data limite é nesta sexta-feira (16), e a coluna fez um link curto para as inscrições: gzh.rs/InscreveSSBr.
Assim como neste ano, a edição 2023 vai aceitar projetos de todo o mundo, de qualquer setor e em qualquer estágio de desenvolvimento. Vieram pedidos de cerca de 50 países até o momento, como de Alemanha, Austrália, Azerbaijão, Camarões, Croácia, Espanha, Estados Unidos, Indonésia, Israel, Hong Kong, Nepal, Ucrânia e Zimbabwe.
Só na Índia, há 12 startups já inscritas. Da Nigéria, sete, e do Paquistão, cinco. Também há muitos interessados de países da América Latina, principalmente Chile, Colômbia e Argentina.Depois da inscrição, as startups passam por seleção de um comitê de especialistas, com base em critérios como inovação, viabilidade, escalabilidade, sustentabilidade, equipe, além de interesse de potenciais investidores.
Os finalistas terão a oportunidade de apresentar seus projetos e acessar uma rede de apoio, com a possibilidade de reuniões com investidores e corporações em busca de inovação. O South Summit Brazil 2023 será realizado de 29 a 31 de março, no Cais Mauá, em Porto Alegre.
Na primeira edição realizada em Porto Alegre, neste ano, participaram cerca de mil startups de 76 países. As vencedoras foram Yours Bank, Pix Force, Aprix, Solubio e Genially. Felipe Diesel, um dos sócios fundadores e o CEO da Yours Bank, contou à coluna que, ao fazer a inscrição, o grande objetivo era ganhar ingressos grátis. Venceu a competição e, em agosto passado, recebeu aporte de R$ 5 milhões.
* Colaborou Mathias Boni