A proposta da startup Yours Bank, de Santa Rosa, é atuar como banco digital para o público de 14 a 18 anos. A inovação da proposta já rendeu o principal prêmio da competição de startups realizada no South Summit Brazil, em maio passado em Porto Alegre.
O Yours Bank oferece serviços bancários com conta própria, cartão de crédito e habilitação de chaves Pix para seus usuários.
Em setembro de 2020, lançou seu MPV (mínimo produto viável) e, em 2021, recebeu aporte R$ 1,2 milhão em uma rodada de investimentos da aceleradora Ventiur. Mesmo assim, não havia expectativa de vencer no South Summit.
— A gente se inscreveu na competição quando já havia umas mil empresas inscritas, startups com centenas de colaboradores, grandes estruturas por trás. Éramos uma pequena empresa de Santa Rosa, com sete colaboradores na época. Então nos inscrevemos para o prêmio muito na ideia de aproveitar mesmo para ganhar os ingressos para o evento de graça. Aí, acabamos passando as fases, chegando na final e ganhando, o que foi surpreendente para nós mesmos— confessa Felipe Diesel, um dos sócios fundadores e o CEO da empresa.
Claro que, com a visibilidade da vitória na competição, a empresa acelerou seu crescimento. Mesmo sem prêmio em dinheiro, o resultado trouxe mais credibilidade, além da oportunidade de entrar em contato com diversos players importantes do mercado. Poucos meses depois, em agosto passado, a Yours Bank oficializou parceria com o Banco do Brasil, recebendo aporte de R$ 5 milhões.
— Foi um divisor de águas. Desde então, dobramos o número de colaboradores, triplicamos o de usuários ativos e abrimos uma operação em São Paulo — complementa o CEO da empresa, que mantém também uma unidade no Instituto Caldeira.
Hoje, o Yours Bank tem 85 mil usuários ativos, a grande maioria (85%) na faixa etária entre 14 e 17 anos. O aplicativo já foi baixado cerca de 400 mil vezes. Após a parceria com o Banco do Brasil, os sócios da fintech planejam crescimento ainda mais rápido nos próximos meses. Têm como meta norteadora de suas ações chegar a 1 milhão de usuários ativos e R$ 1 milhão de receita mensal até o primeiro semestre de 2024.
* Colaborou Mathias Boni