Segue sem trégua a especulação sobre o ministério do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Na coordenação de campanha, há uma resposta uníssona oficial: até agora, nomes não foram avaliados.
Essa postura defensiva não impede que vazem conversas de bastidores ou que surjam conversas sobre o papel de petistas históricos, aliados de primeira hora ou apoiadores de segundo turno..
Até por ter representado uma reviravolta histórica - e um tanto irônica, dadas as críticas petistas ao programa -, a adesão de economistas identificados como "pais do Real" à candidatura de Lula segue acendendo expectativas de que tenham algum papel em seu terceiro mandato.
O ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga é sempre citado na listas dos "ministeriáveis", e a coluna já ouviu especulações sobre o aproveitamento de Pedro Malan no Ministério da Fazenda, considerada bastante improvável.
Desde a campanha, sabe-se que a superestrutura da Economia será desmontada, inclusive com apoio empresarial, que quer de volta a pasta da Indústria e Comércio. Então, além da definição do Ministério da Fazenda, há especulações para o Planejamento e para a Indústria e Comércio, além de postos-chave como a presidência da Petrobras e do BNDES.
Nos últimos dias, ganhou força a versão de que, se o presidente eleito de fato optar por um político para o Ministério da Fazenda, para ter mais facilidade de negociar com o Congresso, poderia montar um conselho de economia ligado à Presidência para formulação de políticas para a toda a área, inclusive para evitar o tradicional embate que costuma haver entre Fazenda (menos gasto) e Planejamento (mais gasto).
O modelo é usado nos Estados Unidos, com nomes estrelados tanto da área acadêmica quanto da empresarial. Nesse caso, um ou mais integrantes do grupo formado por Malan, Armínio, Edmar Bacha e Persio Arida, além de André Lara Resende, teriam assento nesse órgão.
Atualização: no final da manhã desta quinta-feira (3), o ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, negou que já tenha sido convidado para o Ministério da Fazenda, como chegou a afirmar o site O Antagonista.