Estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a PiniOn, chamado Geração Z: metaverso, internet e hábitos de compra, radiografou hábitos de uso de internet, comportamento e compras de jovens entre 18 e 24 anos.
Um dos focos foi o metaverso: 59% já ouviram falar, 30% já embarcaram e 28% consideram fazer parte. Outro dado é o que o estudo chama de "decepção" com o Brasil: 63% consideram a situação do país ruim ou péssima, e nada menos de 43% diz ter vontade de morar no Exterior.
Apesar do que a SBVC chama de "desânimo" com o Brasil, o estudo identifica em parte da chamada geração Z os mesmos sonhos das anteriores: ter casa própria, viajar e fazer faculdade.
No capítulo do consumo, 15% dos jovens informaram fazer compras só pela internet. A maioria (76%) escolhe em marketplaces (shoppings virtuais), em seguida vêm aquisições por aplicativos de entrega (53%). Mas também houve crescimento estável das compras por redes sociais, principalmente pelo Instagram, onde o consumo ocorre por impulso.
As redes sociais são as principais fontes de informação e conteúdo deste público: 61% usam o Instagram como principal fonte de informação e notícias. E a dependência do celular é grande: 57% acessam toda vez que são notificados, e 23%, ao menos uma vez a cada 30 minutos. Foram entrevistados 650 consumidores em todo o país, com objetivo de quantificar aspectos relacionados aos hábitos de uso da internet, compras online, e comportamento dos novos consumidores.