A experiência de passar algumas horas na Holanda sem sair do Rio Grande do Sul começa a se expandir.
O complexo gastronômico Cidade Zaandam, de Nova Petrópolis (RS), vai investir R$ 45 milhões para desembarcar na cidade de Feliz com um complexo que inclui parque turístico, restaurante temático e fábrica do biscoito holandês stroopwafel. Como se pode ver nas imagens de projeto, acima, vai reproduzir inclusive os famosos canais que marcam várias cidades holandesas, inclusive a capital, Amsterdã.
A assinatura oficial do projeto entre empreendedores e a Prefeitura Municipal de Feliz está prevista para o dia 23, na próxima semana, com presença de representantes da Embaixada da Holanda no Brasil. As obras do novo empreendimento devem durar cerca de cinco anos.
O primeiro passo será a construção da fábrica, que se chamará Zaandam Blije Stad e será equipada apenas com equipamentos importados da Holanda. Deve entrar em operação no próximo ano, gerando 50 postos de trabalho. Vai produzir cerca de 500 mil unidades por dia do famoso biscoito holandês, com ambição de se tornar referência nacional em stroopwafel.
O número de empregos criados deve evoluir para cerca de 2 mil na fase de entrega da nova "cidade holandesa". A prefeitura de Feliz se comprometeu a conceder local para a fábrica, toda a infraestrutura necessária e apoio técnico com aprovações e licenças.
Conforme a gerente de marketing do complexo, Jerusa Schroeder, escolha da cidade do Vale do Caí é estratégica e ainda tem componentes afetivos: está na origem da família fundadora da Cidade Zaandam:
— A geografia de Feliz é semelhante à da Holanda, inspirando os canais de águas, diques e toda recriação da Holanda no Brasil que construiremos no parque temático. A localização é apropriada para distribuição dos biscoitos para todo o Estado, e os moradores da cidade são altamente capacitados e motivados para buscar protagonismo turístico.