Quando lançou ações no mercado e captou R$ 3,8 bilhões, a Lojas Renner suscitou expectativa de aquisições para consolidar o mercado. Houve forte especulação sobre a compra da Dafiti, por exemplo, mas a rede gaúcha de varejo aplicou seu caixa em outros negócios: primeiro, o Repassa, considerado o maior brechó online do Brasil, e agora, o Uello, uma plataforma de logística focada na parte final da entrega para o cliente, chamada no segmento de "última milha".
Guilherme Reichmann, diretor de estratégia e novos negócios, disse à coluna que tudo pode acontecer: ainda há cerca de R$ 1 bilhão disponível e prazo até o final deste ano:
— A Renner vai continuar a monitorar oportunidades, não é obrigada a fazer grandes aquisições. Não estou dizendo que vamos fazer, nem que não vamos fazer. Talvez o mercado não veja com clareza, mas nossos investimentos desde o final de de 2020 somam R$ 3 bilhões. Ainda temos pelo menos R$ 1 bilhão, porque podemos recorrer a instrumentos de mercado e prazo de 18 meses que fixamos para aplicar os recursos vai até o final do ano.
Reichmann diz que a Renner tem "poder de escolha no momento macroeconômico hostil, com acesso a capital mais caro e, para determinados players, restrito". Aquisições, frisa o executivo, não são o objetivo da capitalização, mas o meio para a Renner atingir seu "sonho grande": liderar o ecossistema de moda e lifestyle no Brasil e ser referência em moda responsável.
A compra da Uello, anunciada na segunda-feira (5), detalha, contempla a outra ponta do processo de logística que inclui o investimento no centro de distribuição em Cabriúva (SP):
— Temos humildade para saber que não podemos fazer tudo sozinhos. Essa aquisição fortalece nossa logística. Com a Uello, vamos melhorar a experiência do consumidor final. Essa última perna é um ponto superimportante. O consumidor busca uma jornada fluida, com entrega rápida e barata. A Uello é nativa digital e tem tecnologia de gestão que vai trazer mais velocidade e custos mais competitivos.
Conforme Pedro Pereira, diretor de supply chain (cadeia de suprimentos) da Renner, a Uello tem uma plataforma que recebe pedidos e oferece rotas para entregadores, que podem ser desde empresas transportadoras com frota própria até uma pessoa física que leve de bicicleta. São rotas de 30/40 entregas, acompanhadas por um aplicativo que permite gestão e troca de informações.
— Compramos a Uello, mas a empresa vai seguir com autonomia para captar clientes, que poderão ser, inclusive, concorrentes da Renner — detalhou o executivo.