A Lojas Renner anunciou, nesta quinta-feira (15), a aquisição do Repassa, plataforma online de revenda de vestuário, calçados e acessórios. É a primeira "ida às compras" da empresa que captou R$ 3,8 bilhões no mercado financeiro para crescer. Embora muito alinhado à estratégia, para quem acompanha os movimentos da varejista, especialmente em direção a premissas ESG (melhores práticas de governança corporativa, social e ambiental) o movimento surpreendeu quem esperava um alvo mais óbvio. Nesta entrevista à coluna, o diretor-presidente da Renner, Fabio Faccio, fez questão de trazer para a conversa o diretor de estratégia e novos negócios, Guilherme Reichmann, que comandou a aquisição. Os dois detalharam os motivos e os próximos passos da consolidação que a gigante pretende protagonizar.
Por que houve certa surpresa com a aquisição?
Um pouco porque, quando a Renner fez captação de recursos, houve especulação de compra de empresas enormes. Mas o que temos dito sobre a nossa estratégia faz com que esse seja o racional mais coerente com o que estamos planejando. Estamos dizendo que queremos ser referência em moda e lifestyle, oferecendo um sortimento maior de produtos e serviços relevantes para nossos clientes. Esse mercado de revenda vem crescendo 25 vezes mais do do que o segmento de moda, e se digitalizou recentemente. Vem tendo um crescimento exponencial e tem um viés de sustentabilidade muito forte, mais ainda para as gerações mais novas. Temos três pilares, digitalização, inovação e sustentabilidade. A Repassa tem o ESG no seu propósito, em trazer uso mais logo para cada roupa, e é uma startup nativa digital. Conversa totalmente com tudo o que temos trabalhado. A empresa ainda é nova, fundada em 2015, não é tão grande quanto outras especuladas, aí ficou fora do radar da maioria. Fizemos uma parceira com eles no final de 2020, em duas lojas, ondem poderiam retirar as sacolas com itens para revenda. O sucesso foi tão grande que ampliamos para 15 lojas, e nossos clientes deram nota 9,8 para esse tipo de serviço..
Avanço no mercado
"A primeira de muitas", dizem executivos da Lojas Renner sobre aquisição do Repassa
Diretor-presidente da gigante do varejo diz que compras no Exterior não são impossíveis, mas foco é no Brasil
Marta Sfredo
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