Depois da assinatura de memorando de entendimento com a White Martins para desenvolver uma planta-piloto de hidrogênio verde em Rio Grande, com alocação de R$ 5 milhões no Avançar Sustentabilidade, o projeto entrou no radar de investidores internacionais.
Marcos Ludwig, gaúcho que é sócio da área de infraestrutura do Veirano e atua no Rio de Janeiro, relata que investidores europeus, especialmente alemães, estão buscando informações sobre as oportunidades relacionadas ao hidrogênio verde no Brasil.
— Há um movimento forte de grandes grupos internacionais europeus, especialmente motivado por uma posição muito ativa do governo alemão, que incluiu o hidrogênio verde nas suas metas de redução de emissões — relata Ludwig.
A Alemanha depende muito de gás da Rússia, e tem um plano para fechar todas suas usinas nucleares, por isso é um dos mais ativos na busca de alternativas.
Um dos trunfos do Brasil no desenvolvimento do hidrogênio verde é ter matriz energética mais limpa e renovável, pelo peso que as hidrelétricas têm na produção de eletricidade, além de etanol e do crescimento da geração eólica e solar. Essa é uma característica essencial do combustível que representa uma das estratégias favoritas para a substituição dos combustíveis fósseis.
Segundo Ludwig, há três Estados no radar dos investidores: o Ceará, que tem projeto para exportar hidrogênio verde a partir do porto de Pecém (saiba mais clicando aqui), o Rio de Janeiro, com um projeto privado no Porto do Açu (confira aqui), e o Rio Grande do Sul, que apenas começa a trilhar esse caminho com a planta-piloto em Rio Grande.
— Grandes grupos alemães, como Siemens e Thyssen, são companhias robustas que devem ser catalisadoras da construção da cadeia global. Na Alemanha, está previsto no orçamento um fundo público para desenvolver o hidrogênio verde, então entre as consultas sempre aparece a dúvida se existe algum incentivo no Brasil — detalha o advogado.
Por "incentivo", explica, não se deve entender apenas "dar dinheiro", mas estímulos como desonerações ou acesso faciltado a financiamento. Lembra, ainda, que existe uma iniciativa federal, o Programa Nacional de Hidrogênio, sob comando do Ministério de Minas e Energia.
O que é hidrogênio verde
É um combustível produzido por um processo conhecido como eletrólise, que exige grande volume de água e de energia. O "verde" do nome é referência a fontes limpas de energia, em oposição ao "cinza", que tem fonte fóssil. Seu uso mais conhecido é para veículos, mas há iniciativas também voltadas para unidades fixas de geração de energia para prédios e podem inclusive gerar calor, essencial no inverno do Hemisfério Norte.