Como havia sido antecipado pela coluna, Cristina Betts acaba de assumir o cargo de presidente da Iguatemi S.A. Segue o plano de sucessão que faz parte do processo de evolução da governança corporativa do Grupo Jereissati.
É a primeira desde 1979 que a companhia terá comando profissionalizado, com uma pessoa não integrante da família fundadora. A executiva dividia o comando da companhia com Carlos Jereissati Filho, desde outubro de 2021. Cristina está na Iguatemi desde 2008, respondendo pelas áreas de finanças, tecnologia e relações com investidores.
Agora, Cristina substitui Jereissati, no cargo desde 2005, que passa a presidir o conselho de administração. Uma das formas de crescimento será por aquisições, como Jereissati havia deixado claro quando anunciou a mudança:
— Vamos aproveitar as oportunidades da crise. Estamos olhando empreendimentos similares ao que temos no portfólio, unitárias ou parcerias de grupo, e também queremos crescer no digital. Estamos olhando para o que chamamos de nossas avenidas de crescimento.
Fora da empresa, a profissional integra o conselho de administração da B3 (a bolsa de valores do Brasil, o comitê de finanças da Votorantim Cimentos e o conselho fiscal da Rumo S.A. Uma das suas missões é duplicar o tamanho da empresa nos próximos anos, tarefa que deve ser facilitada pela reestruturação definida no ano passado, que unificou as participações da família Jereissti. Esse crescimento, avisou Cristina, não significa que a fatia de controle da família seja diluída.
No Rio Grande do Sul, a companhia é dona do Praia de Belas Shopping, do Iguatemi Porto Alegre e do I Fashion Outlet Novo Hamburgo.