Agora, vai: no mês em que completa 30 anos, o Praia de Belas Shopping bateu o martelo. Vai mesmo construir seu Paradouro, uma área no quarto andar do prédio – a ser erguido – com vista para o Guaíba.
Era um ensaio de anos, mas agora está garantido por Carlos Jereissati Filho, presidente da Iguatemi Empresas de Shopping Centers, dona do empreendimento.
Como lembrou à coluna, Jereissati tem carinho especial pelo Praia de Belas, porque foi onde começou sua carreira nos shoppings da família, em 1996, como gerente-geral. E além do Paradouro, tem outra novidade: quadras de beach tennis bem na frente, na entrada das Americanas, onde hoje existe um estacionamento. Segundo o empresário, as novidades fazem parte de uma nova fase do Praia de Belas, mais conectada à Orla, como ele sonha desde que trabalhou aqui.
– Finalmente, depois de muitos anos, a orla virou o grande cartão-postal de Porto Alegre. Queremos aproximar mais o Praia de Belas da cidade e dar mais visibilidade ao Guaíba. O Paradouro vai permitir que o gaúcho enxergue o Guaíba por cima das árvores do Marinha do Brasil.
Conforme Jereissati, o shopping quer se ligar à Orla. Outra novidade será um serviço de aluguel de skates, bicicletas e raquetes de beach tennis, que deve estar disponível já no início de 2022, assim como as quadras. O Paradouro vai demorar mais um pouquinho: as obras devem começar no segundo semestre de 2022, para entrega em 2023. Será um espaço aberto ao público, mas também disponível para aluguel, para festas e e eventos.
– A quantidade de pessoas que circula na Orla hoje traz uma fortaleza enorme para a região do Praia de Belas. E se a orla é um centro de lazer, o shopping é o grande centro de consumo dessa região. Depois de 30 anos, é um grande presente. Sempre fui defensor do plano da orla, e ainda temos pela frente a reforma do cais, que trará mais ganhos nos próximos cinco a 10 anos.
Jereissati lembrou que, assim que terminou sua formação, na FGV, foi morar no Ceará e passou dois anos em Fortaleza, em um negócio do grupo completamente diferente: moinhos de trigo. Em seguida, veio morar em Porto Alegre para administrar o Praia de Belas. Fazer o anúncio da virada - não de ponta-cabeça, avisa - do shopping é simbólico, porque ele se prepara para, em janeiro, deixar as atividades de executivo e ir para o conselho de administração da companhia, conforme o plano de reestruturação anunciado em junho.
A coluna quis saber como o empresário vê 2022, diante do contraste entre o otimismo de parte do setor produtivo e as projeções negativas na macroeconomia. Jereissati :
– Será desafiador, porque o aumento de juro para conter a inflação representa crescimento baixo. Mas para quem passou por uma pandemia, vai ser um passeio. Para nós, o mais importante é poder operar sem restrições. É o que importa. Nosso negócio mostrou resiliência e capacidade de renovação enorme. A cada vez que reabriu, voltou com velocidade e força impressionantes. Ficou claro que não existe online versus shoppings. As lojas físicas ainda são muito necessárias.