Em plena Toscana gaúcha, vai surgir o Condomínio Terroir Vale dos Vinhedos, entre uma reserva natural de mata nativa e parreirais que abastecem produção própria com a grife da Família Geisse.
Além de 56 terrenos entre 800 e 1.250 metros quadrados, o projeto da Lex Empreendimentos Imobiliários em Bento Gonçalves inclui a possibilidade de contratar serviços da futura unidade Laghetto Riserva Vale dos Vinhedos, ao lado do condomínio.
Segundo Ivo Siviero Filho, um dos sócios da Lex, o nome foi escolhido para reforçar a identidade do local e a conveniência oferecida aos moradores. Terroir (pronuncia-se terroárr) é uma palavra que só existe na língua francesa e pode ser traduzida como terreno, solo, chão, mas designa áreas com características específicas. O investimento é de R$ 17 milhões, e a entrega dos terrenos está prevista para janeiro de 2023.
O empresário detalha que, na primeira concepção, cada terreno teria seus próprios parreirais, mas como criaria um nicho muito específico de potenciais interessados, o modelo mudou para o aproveitamento das varietais chardonnay e pinot noir em um espumante próprio assinado pela Geisse.
— Se preferir, cada morador poderá ter sua cota de uvas e vinificar onde quiser — diz.
Conforme Siviero, cerca de 40% dos terrenos já estão reservados, inclusive por compradores de São Paulo e do Rio. Detalha que o aeródromo de Bento Gonçalves costuma ficar cheio de jatinhos privados nos finais de semana. No condomínio, está previsto um heliponto. Os valores dos terrenos partem de R$ 650 mil.
A rede elétrica será subterrânea — para não atrapalhar a paisagem — e inclui internet, e a iluminação terá lâmpadas de led. No club house de três andares, haverá uma adega climatizada no subsolo, com espaços destinados a cada unidade habitacional e um espaço comum para degustação. Além disso, serão instaladas quadras poliesportiva e de tênis, parque infantil, pet place, salão de festas, área fitness e brinquedoteca. Os serviços do Laghetto Riserva serão "pay per use": o condômino poderá pedir café da manhã, camareira e lavanderia, pagando à parte o que solicitar.
A Lex Empreendimentos Imobiliários vai fazer 42 anos em janeiro de 2022. É especializada em loteamentos residenciais e industriais na Serra, mas também desenvolveu e entregou um condomínio no litoral, o Malibu. O nome da empresa é devido ao fundador, Ivo Siviero, advogado e dono de escritório com a palavra "lei" em latim. Agora, os negócios são tocados pelos irmãos Ricardo Siviero e Ivo Siviero Filho, que têm visão ambiental.
A urbanizadora destina grandes áreas de terra para reflorestamento e compensação florestal. Já tem 30 mil árvores nativas em 1,5 milhão de metros quadrados. Em todos os loteamentos da Lex, as ruas são arborizadas com mudas nativas, de preferência frutíferas, com plantas selecionadas por biólogos, para garantir a preservação do ambiente e da biodiversidade.