Com base nos dados da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Lojas Renner conquistou a primeira posição no ranking de governança corporativa elaborado pelo banco norte-americano J.P.Morgan.
A varejista gaúcha alcançou o maior percentual de conformidade com a governança no setor do varejo, com 100% de adesão aos 44 indicadores considerados válidos pelo banco.
O estudo avaliou as empresas brasileiras que divulgam anualmente o Informe sobre o Código Brasileiro de Governança Corporativa. Segundo a Renner, em 2018, a empresa foi a primeira a divulgar esses dados ao mercado.
Em julho passado, a empresa publicou o Informe GC 2021. Por meio do documento, compartilhou com os acionistas e o mercado as práticas relacionadas a governança nos pilares acionistas, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e ética e conflito de interesses.
Há 16 anos, a empresa atua com o modelo corporativo pulverizado, chamado de "corporation", e também de listagem no novo mercado, classificado como o mais alto nível de governança da Bolsa de Valores do Brasil, a B3. Esse modelo tem inspirado outras empresas nacionais e até processos de privatização como os da Eletrobras – sem os jabutis – e o da Corsan.
* Colaborou Camila Silva