Com a meta de abrir de cinco a 10 lojas até 2026, um casal de empreendedores criou uma empresa para tornar os serviços automotivos mais amigáveis a todos os públicos. Batizada de Lili Service, empresa que quer mudar o conceito de "oficina mecânica" fica na Avenida Benjamin Constant, 1.242, em Porto Alegre.
A empresa nasceu a partir de uma dificuldade de Fernanda Costa, que divide a sociedade da empresa com o marido, Anderson Costa. Para dela, oficinas eram ambientes desconfortáveis e hostis para mulheres. Quando tinha de resolver problemas com o carro, pedia ajuda ao marido.
— Isso me causava incômodo muito grande. Tenho duas filhas, e quero que elas tenham independência para resolverem seus problemas seja no ramo que for — detalha.
O casal investiu R$ 850 mil na empresa que oferece serviços de revisão e higienização e detalhamento automotivo. Além disso, a equipe de atendimento foi capacitada para atender respeitosamente todos os públicos: homens, mulheres, pessoas LGBT. O ambiente também é acessível para pessoas com deficiência.
O nome é uma homenagem à avó de Fernanda, Dona Lili. Segundo a empreendedora, a homenageada pode ser definida como uma "uma mulher independente, que sempre trabalhou pela inclusão social das mulheres e dos mais carentes".
— Nascemos plurais, porque é isso que desejamos para o mundo em que nossas filhas estão crescendo — afirma Anderson Costa.
Ações sociais também fazem parte dos "combo" da Lili Service. Parte do lucro da empresa será destinado a instituições como a Liga Feminina de Combate ao Câncer. Durante o Outubro Rosa, toda mulher que apresentar exame de mamografia atualizado vai ganhar oxi-sanitização (processo de limpeza do ar-condicionado) no veículo.
Além disso, a empresa também é parceria do Pão dos Pobres na capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica. Vão entrar na Lili como menores aprendizes e, quando concluírem o curso de mecânica, terão emprego garantido. No longo prazo, a empresa planeja abrir uma franquia da empresa.
* Colaborou Camila Silva