A Fundação Banrisul de Seguridade Social (FBSS) está ampliando sua atuação em municípios. A entidade fechou contrato com a prefeitura de São Francisco de Paula.
Com aprovação da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), o município aderiu ao plano de benefícios FBPrev mulipatrocinado.
Atualmente, a entidade de previdência do banco estadual tem como estratégia atuar na administração de previdência complementar de entes federativos, com foco em municípios.
Para isso, criou o plano FBPrev multipatrocinado, na modalidade contribuição definida (CD). O modelo é caracterizado pela definição do benefício do participante no momento da aposentadoria, com base nos recursos contribuídos ao longo dos anos.
Segundo o diretor-presidente da Fundação Banrisul, Jorge Berzagui, o projeto tem como objetivo não apenas o aumento quantitativo de participantes, mas também o volume de recursos financeiros administrados.
— São Francisco de Paula é o primeiro município a aderir ao novo plano. Os servidores municipais passarão a contar com gestão profissional de suas contribuições previdenciárias, garantindo segurança em relação ao pagamento do benefício contratado — afirma Berzagui.
A gestão de previdências municipais está amparada na PEC da reforma de 2019, que alterou regras de aposentadoria e também de administração de sistemas públicos. São Francisco de Paula editou a lei ordinária 3598/2021, instituindo o Regime de Previdência Complementar (RPC). Em julho, foram julgadas as propostas inscritas, e a da FBSS foi considerada apta e classificada.
* Colaborou Camila Silva