O jornalista Rafael Vigna colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço.
O Grupo Charrua deverá superar os R$ 2 bilhões de faturamento até o final deste ano. Ainda sob o comando do fundador Elvidio Eckert, que completou 87 anos no final de julho – descendente de imigrantes alemães que, em 1968, criou a primeira empresa do conglomerado, para revender gás liquefeito de petróleo (GLP) –, o Grupo cresceu 40% nos últimos 12 meses. Para os próximos três anos, a previsão aponta para uma alta média anual de 25% na distribuição de combustíveis e 90% no setor de gás natural.
Trata-se de um conglomerado formado por seis empresas que atuam nos segmentos de energia, logística e distribuição de combustíveis, com sede em Lajeado (RS). São elas: Transportadora Arco, TRR Charrua Diesel, TRR Arco Diesel, Loja Arco, Arco Gás e Distribuidora de Petróleo Charrua.
Agora, com um plano de expansão, elaborado e implementado com o assessoramento da Bateleur, a meta é romper, de vez, as barreiras do Rio Grande do Sul e fixar novas operações em Santa Catarina.
A estratégia é sustentada pelo crescimento orgânico, ou seja, a aquisição de novos pontos e a formatação de parcerias societárias que permitam ampliar a rede, atualmente, com 255 postos bandeirados em 184 cidades gaúchas e quatro catarinenses.
— Com o apoio da Bateleur, construímos este plano e mapeamos os municípios de Santa Catarina que apresentam características economicamente semelhantes àqueles nos quais temos, hoje, as nossas bases de desenvolvimento — explica o fundador e diretor-presidente do Grupo, Elvidio Eckert.
Principal empresa do conglomerado, a Distribuidora de Petróleo Charrua estabeleceu como foco, desde a sua fundação, em 1996, os municípios de pequeno e médio porte posicionados nas regiões em que o agronegócio é o motor da economia local. Foi com essa estratégia que a Charrua se tornou a maior distribuidora regional do Estado em número de postos bandeirados.
— Antecipei um movimento, depois perseguido por outros concorrentes, que foi o de entender o potencial de áreas populacionais menores, mas de grande poder aquisitivo, onde margens são preservadas por conta de um ambiente concorrencial menos hostil e, também, onde o fator qualidade do produto, dos serviços e do relacionamento traz fidelidade, e de longo prazo — analisa Eckert.
Para apoiar o plano de expansão, o Grupo reposicionou a marca, modernizou a identidade visual e iniciou o processo de remodelação do layout dos postos. Em julho, foram apresentados o novo slogan —"Combustível para sua vida" — e a nova identidade visual
— mais contemporânea, ela mantém as cores amarelo, vermelho e verde, além do índio charrua sobre o cavalo, que dá nome ao conglomerado. Desde o início do mês, um dos primeiros postos do Grupo, no centro de Lajeado, já funciona com o novo layout.