Para auxiliar startups a fazer sua oferta pública inicial (IPO) na bolsa de valores, o gaúcho Vinicius Dutra fundou a U-plan.
O objetivo da plataforma é calcular o valor de mercado (o famoso "valuation") desses novos negócios, focado nas empresas do sul do país. Detalhe importante: o uso é gratuito (clique aqui para ter acesso ao site).
Para Dutra, o segredo para qualquer empreendedor ter sucesso no mercado de capitais é conseguir transmitir segurança ao investidor, além de ter um plano de negócios com metas claras.
— Todo investidor deseja máxima rentabilidade com mínimo risco. O que deve fazer uma empresa que deseja colocar a maior fatia de capital possível em um IPO é transmitir valor máximo para potenciais investidores —explica Dutra.
Conforme a B3, a bolsa de valores brasileira, ao menos mais cinco startups deve fazer seu IPO até o final do ano. Para o fundador da plataforma, com a retomada econômica e o avanço da vacinação do país, empresas de segmentos como varejo, turismo, eventos e entretenimento terão oportunidade no mercado de capitais. Esses segmentos foram duramente afetados pela pandemia. Agora, com a redução das restrições, a tendência é de aumento na intenção dos consumidores de usufruir desses bens e serviços.
Natural de São Leopoldo, região metropolitana de Porto Alegre, Dutra também auxilia empresas a aumentar o seu valuation. O gaúcho mantém um projeto no qual empreendedores podem apresentar projetos a investidores e estrategistas de negócios com experiência de mercado para que decidam se a ideia será concretizada ou não, inspirado no programa Shark Tank.
* Colaborou Camila Silva