Tropeço de Guedes
O ministro Paulo Guedes voltou a causar polêmica. Em evento, disse que, com o dólar em nível mais baixo do que o atual, "empregada doméstica estava indo para Disney" em "uma festa danada". A fala traz tensão adicional ao governo e prejudica o andamento de propostas na área econômica.
Retomada lenta
Novos indicadores mostram que a reação da economia brasileira segue em nível lento. Nesta semana, houve a comprovação de que as vendas do comércio varejista e o volume do setor de serviços ficaram no azul em 2019. O desempenho traz alívio, mas não empolga.
Reforço no caixa
O Banrisul voltou a ter lucro bilionário. Em 2019, a alta foi de 28,2%, para R$ 1,34 bilhão. A tendência é de que o banco siga no azul, ancorado na projeção de desempenho mais firme para a economia brasileira. Apesar disso, o mercado financeiro vê a privatização como melhor caminho para a instituição, o que é descartado pelo governo estadual.
Protecionismo nos EUA
O governo Donald Trump mostrou outra vez sua face protecionista ao retirar parceiros comerciais de lista de países em desenvolvimento. A medida inclui o Brasil. Não deve abalar exportações no curto prazo, mas pode trazer riscos a novos negócios no futuro, apontam analistas.