O jornalista Leonardo Vieceli colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço.
O Papai Noel presenteou os supermercados gaúchos. Em relação ao ano passado, as vendas de Natal tiveram alta de 9% nos estabelecimentos do Estado. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (25) pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas). Segundo a entidade, o Natal de 2019 foi o melhor em 10 anos para o setor.
Na avaliação da Agas, altas temperaturas e "fatores conjunturais positivos", como a liberação de saques do FGTS, estimularam os negócios. O destaque no período festivo foi o grupo de bebidas, como refrigerantes e cervejas. Em média, os produtos tiveram incremento de 15% nas vendas.
"De cada quatro itens registrados nos caixas na véspera de Natal, um era bebida. Cerca de 90% dos consumidores que passaram pelas lojas adquiriram bebidas nesta terça-feira", sublinha, em nota, o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo.
A alta recente no preço da carne teve reflexos nos negócios, mas não foi capaz de impedir os churrascos no Estado. Conforme a entidade, a comercialização de carvão subiu 5% no período.
"Embora o volume físico de carne bovina tenha registrado pequena queda nas vendas, houve clara migração para outros produtos, como frango, pão de alho e salsichão", aponta Longo.