Então, foi Natal
O Natal de 2019, enfim, teve Papai Noel de verdade para o comércio. A Agas relatou aumento de 9% nas vendas de supermercados, melhor resultado em 10 anos, e a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Ashop) reportou alta de 9,5%, a maior desde 2014.
Fora da guerra
A China, que celebra Ano Novo em 25 de janeiro (sob o signo do rato) deu presente às vésperas do Natal: na segunda-feira, anunciou que reduzirá tarifas de importação de cerca de 850 produtos a partir de janeiro. A lista vai desde carne de porco a farmacêuticos e componentes eletrônicos.
Venda ou compra
O anúncio feito pela Petrobras, falava em venda de 100% da BSBios, produtora de biodiesel com negócios em Passo Fundo e Marialva (PR). Mas o documento oficial prevê que o sócio gaúcho, Erasmo Battistella, "poderá participar (...) em igualdade de condições com os demais participantes".
Tarifa em xeque
Criada pelo Banco Central para baixar o juro do cheque especial, a mensalidade de 0,25% sobre o valor do limite concedido a cada cliente sofreu duro golpe na segunda-feira, quanto o Banco do Brasil seguiu o Banrisul e anunciou que não fará a cobrança. Só o Santander confirmou a tarifa.