Nem só de carros autônomos da Uber ou caminhões elétricos da Tesla será o futuro do transporte com menos combustível fóssil. Chegaram as carretas elétricas made in RS, especificamente em Caxias do Sul. O protótipo da Suspensys, parte da Empresas Randon, estreou em uma feira em São Paulo, a Fenatran.
A graneleira Hybrid R, primeira da América Latina com motorização elétrica, tem eixo desenvolvido para reservar a energia acumulada nas descidas, permitindo, dessa forma, reduzir o consumo de combustível nas subidas.
A tecnologia de armazenamento elétrico foi inspirada no sistema Kerbs (Kinetic Energy Recovery System), usado na Fórmula-1, mas a solução foi totalmente desenvolvida pela engenharia gaúcha.
Pelas contas da Randon, a carreta ajuda o caminhão a economizar até 25% do combustível habitualmente consumido no trecho. Agora, ainda é um conceito, mas deve chegar ao mercado até 2021. O sistema foi desenvolvido em Caxias do Sul e testado, durante os dois últimos anos, no campo de provas da Randon, em Farroupilha.
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