Em reunião com o governador Eduardo Leite em São Paulo, na manhã desta quinta-feira (24), a diretoria do banco BTG Pactual manifestou interesse em desenvolver avanços para suas tecnologias digitais no Rio Grande do Sul. Na conversa, o governador apresentou a carteira de projetos de concessões, privatizações e parcerias público-privadas (PPPs) disponíveis no Estado e reforçou a disposição do governo em viabilizar investimentos privados.
Os diretores do banco demonstraram interesse em aprofundar o conhecimento sobre os parques tecnológicos gaúchos. Um dos focos da instituição seria o desenvolvimento de projetos de implementação e
melhoria dos serviços digitais do banco, que atua
nessa modalidade desde setembro de 2014.
O Estado tem currículo em experiências bem-sucedidas na área. Além do primeiro "unicórnio" (empresas que são lançadas do zero e alcançam valor de R$ 1 bilhão em pouco tempo), brasileiro, a GetNet, criada pelo gaúcho José Renato Hopf e vendida ao Santander, há experiências de bancos digitais com sede local, como o Agibank, e até empresas de outros setores que avançam para esse tipo de negócios aproveitando o conhecimento disponível, como o Grupo Herval, que anunciou o lançamento de uma unidade de negócios desse tipo até o final do ano. Para Leite, o capital humano dos parques tecnológicos do Estado é "muito valioso" e se alinha com a proposta do governo.