Depois de um período de aprendizado dos sotaques do Brasil, Alexa, a assistente virtual da Amazon, desembarca oficialmente no país nesta quinta-feira (3). Até agora, quem interagia com Alexa no país tinha de usar produtos importados e falar apenas em inglês. Alexa já estreia em serviços da Turma da Mônica, do iFood e do Porta dos Fundos, canal de vídeos de humor no YouTube e, enfim, vai falar português.
Alexa foi treinada para entender os diferentes sotaques do Brasil, de Recife a Porto Alegre. Terá mais de 300 apresentações no país. Michelle Butti, diretor internacional da Alexa, disse que além das diferenças de prosódia, a assistente no Brasil ganhou senso de humor.
Ricardo Garrido, gerente geral para Alexa no Brasil, detalha que a assistente será também menos formal do que é na França e no Japão. Vai dizer "tá" em vez de "está" é "pra" em vez de "para".
O treinamento de sotaques foi desenvolvido com milhares de funcionários e clientes da Amazon no Brasil desde dezembro de 2018.
– Alexa vai saber responder a quem perguntar ‘quem matou Odete Roithmann’ ou cantar os versos de Evidências – disse Garrido sobre o aprendizado da assistente sobre cultura brasileira.
Junto com Alexa, a Amazon está fazendo a venda dos dispositivos necessários para usá-la, que vão custar entre R$ 249 a R$ 699.
No caso do iFood, será possível pedir para a Alexa checar o status do pedido, a qualquer momento, e até pedir novamente um prato favorito. A Maurício de Sousa Produções vai oferecer histórias para a família ouvir por meio de pedido a Alexa. O mesmo vai ocorrer com os episódios do Porta dos Fundos, que vão estar disponíveis em dispositivos que obedecem à assistente em vídeo ou áudio. Outras empresas e canais, como Bradesco e sua Bia – o dispositivo de inteligência artificial do banco privado –, Nestlé do Brasil, UOL, Panelinha, Show do Milhão, Galinha Pintadinha, Cinemark e Uber vão usar o serviço.
Alexa é o cérebro, ou seja, usa inteligência artificial, que alimenta a família de dispositivos Echo, chega ao Brasil com três versões que trazem a assistente virtual integrada: Amazon Echo, Echo Dot e Echo Show 5. Os lançamentos fazem parte do agressivo plano de expansão e de investimentos da Amazon no Brasil. Em setembro, quando a Amazon lançou seu serviço Prime no Brasil, com entrega gratuita ilimitada e entrega em até dois dias úteis em Porto Alegre, o impacto foi enorme. No dia seguinte, as ações das principais redes de varejo cotadas na bolsa despencaram em decorrência do movimento agressivo da concorrente online.
Além da família de dispositivos Echo, da própria Amazon, três marcas – Bose , LG e Intelbras – terão Alexa já "embutida" de fábrica (conceito built in), enquanto Philips Hue e Tuya terão dispositivos que funcionam com a robô. Para que tudo estivesse pronto a partir de hoje, desde abril desenvolvedores brasileiros tiveram acesso ao Alexa Skills Kit (ASK), com o qual podem criar formas de contato por voz com a robô-virtual. Para começar a conversar com usuários, a partir de agora, é preciso ter um certificado de publicação, providenciado ao longo dos últimos meses.