A Amazon está lançando na madrugada desta terça-feira (10), um novo serviço para assinantes – portanto, pago – que mostra disposição de abrir concorrência em novos segmentos no Brasil. E o Rio Grande do Sul, Estado com o qual a empresa já anunciou aproximação, terá tratamento especial. Anunciado por Alex Szapiro, principal executivo da Amazon no Brasil – ele é country manager –, como a "maior oferta de benefícios já feita em 14 anos de história", o Amazon Prime combina filmes e séries em streaming a vendas com frete grátis ilimitado e acrescenta dois serviços até agora não disponíveis no Brasil: Prime Music, acesso a mais de dois milhões de músicas, sem anúncios, e Prime Reading, catálogo rotativo de revistas e livros digitais.
Para Porto Alegre, o serviço, que tem mensalidade de
R$ 9,90, com opção de pagar R$ 89 por ano, as entregas para assinantes do serviço serão feitas em até dois dias úteis, adiantou Szapiro. Há possibilidade de fazer um mês de teste grátis antes de assinar o serviço. Estão incluídos no pacote jogos no Twitch Prime e uma seleção gratuita de loots (itens virtuais extras dentro de games). Em 18 países, o Amazon Prime é usado por mais de 100 milhões de assinantes.
– Esse é um momento importante para a Amazon no Brasil – disse Szapiro, acrescentando que a unidade nacional "lutou" para implantar esse projeto ante a matriz.
Baseado em uma frase do fundador da gigante, bilionário americano Jeff Bezos, o Amazon Prime é apresentado pela empresa como um serviço que seria "irresponsible" (na versão em português, virou "imprudente") não assinar. Szapiro detalhou que o lançamento exigiu preparação de um ano, entre desenvolvimento de tecnologia e treinamento dos parceiros para garantir a logística necessária para cumprir a promessa de entrega em dois dias úteis. Sobre o grande temor do varejo brasileiro, de que a Amazon entre de forma decidida na venda de eletrodomésticos e eletroportáteis, o executivo afirmou que esse é um plano "de longo prazo". Mas não negou.