Bem que o principal executivo da Amazon no Brasil, Alex Szapiro, disse que faria um lançamento histórico. Quem sentiu nos papéis o impacto da novidade foram empresas de varejo físicas e virtuais. Nesta terça-feira (10), o anúncio do Amazon Premium, que oferece vendas de qualquer valor com frete grátis, combinadas a filmes e séries e jogos em streaming, derrubou as ações de Magazine Luiza, que fechou com queda de 4,9%, B2W,
que caiu 4,8%, Lojas Americanas, que recuou 3,5% e Via Varejo, que perdeu 1,1%.
Não é de hoje que o varejo tradicional brasileiro teme os efeitos da entrada da gigante Amazon no seu mercado. Quando a empresa começou a oferecer uma linha ainda muito restrita de eletrodomésticos – mas ainda não fogão, geladeira e lavadora, por exemplo –, já havia ocorrido uma reação de certo pânico.
Com serviços exclusivos, como o Prime Music, que dá acesso a mais de dois milhões de músicas, sem anúncios, e o Prime Reading, catálogo rotativo de revistas e livros digitais, a Amazon ainda apelou para uma oferta irresistível para brasileiros, o frete grátis, sem exigência de valor mínimo de compras. Foi devastador.