A coluna ficou sabendo que a cervejaria Dado Bier registrou nada menos de 96 marcas de cerveja no Ministério da Agricultura nas últimas semanas. Mas ainda não é complexo de Ambev. A bebida contida em cada marca é a mesma, mas como a empresa fez um projeto para contemplar os apelidos dos consumidores nas latas – além do do proprietário, já que o "Dado" é de Eduardo – , precisou oficializar cada um deles para ganhar também seu sobrenome. O ApeliDado vai servir Lager Puro Malte com quase uma centena de denominações, de AdriBier a ZecaBier.
Um dos desafios do projeto é a distribuição: os pontos de venda têm de ter quase todos os apelidos disponíveis. Até a segunda quinzena deste mês, todas as regiões do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina já devem ter recebido todas as versões das novas latas. A ideia nasceu em 8 de março, quando a mulher de Dado, Fernanda, recebeu uma lata com o nome NandaBier e se entusiasmou tanto que inspirou a proposta. O empresário avisa que não se trata de promoção, mas que o tempo de duração e os apelidos disponíveis vão depender da aceitação da ideia. O desafio da empresa neste ano é dobrar o volume de vendas do ano passado.