O investimento inicial é pequeno para o tamanho da empreitada, mas a ambição é grande. Com aporte em desenvolvimento de produto ao redor de R$ 360 mil, a Dado Bier
(a empresa, não a pessoa) vai lançar em fevereiro sua primeira bebida sem álcool, a
Hop Soda. Será produzido na fábrica de Santa Maria, que não precisou de reforço nos equipamentos para a fabricação. E não é apenas uma diversificação, mas assinala a transformação da empresa, que vem aumentando o faturamento em três dígitos ao ano,
em uma indústria de bebidas, com planos de voos mais altos. Em inglês, hop é lúpulo,
um dos ingredientes do produto que, embora possa ser considerado um refrigerante,
não quer ser. Difícil de entender? Dado Bier (a pessoa, não a empresa) explica:
– Era um projeto antigo, levou tempo para encontrar o formato. Nunca gostei da ideia de cerveja sem álcool, porque é um ingrediente natural que tem de ser extraído. Tentamos algo com base em malte, não funcionou, então pensamos em lúpulo. E queríamos algo novo, mais saudável. Os refrigerantes ficaram antigos, politicamente incorretos. Buscamos algo com baixo açúcar, suco natural de alta qualidade e lúpulo. É natural, mas gostoso. Entre
o sabor e a culpa, tinha de haver alguma coisa.
Um primeiro lote, para testes, já foi produzido, com cerca de 2,5 mil latinhas, mas será um segundo, já com ajustes, que chegará ao mercado. Como lúpulo é amargo, Dado vê certa semelhança com a água tônica. Ainda não há previsão de volume de produção, mas Dado avisa que não está buscando um mercado de nicho:
– Queremos um produto consumido por muita gente.
A segunda pessoa do plural não é acaso. O Hop Soda foi desenvolvido de forma colaborativa com Mickael Eckert e Rafael Rodrigues, que criaram a cervejaria Coruja, vendida há alguns anos. Os sócios, que estão impedidos de atuar no mercado cervejeiro por força de cláusula de não concorrência assinada na venda, criaram a empresa ARV (sigla para Águas vão Rolar). Foi com esse humor que a Hop Soda nasceu.