Quando poucos brasileiros haviam tomado contato com cervejas artesanais, em 1995, ele foi um pioneiro do segmento ao abrir sua microcervejaria. Mais de duas décadas depois, Dado Bier segue apostando no segmento, mas avalia que apreciar o produto acabou ficando "complicado" – muito sabor e muita margem. Para simplificar, lançou há poucas semanas uma lager, segundo Dado, para ser leve no sabor e no preço.
– Nos EUA, as artesanais têm cerca de 14% do mercado. No Brasil, estima-se que seja 0,5%. Lá, em média, a artesanal custa 50% a mais do que a industrial. No Brasil, a diferença chega a 300% – observa, lembrando que o padrão de renda dos dois países não nos favorece.
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Na conversa com o pioneiro, a coluna ficou com uma dúvida: sua produção ainda é artesanal, depois de 20 anos?
– É um tema em debate na Europa. Aqui, o Ministério da Agricultura definiu que deve ter no mínimo 80% de malte e produção interior a 5 milhões de litros por ano ano. Então, ainda fazemos cerveja artesanal. Mas sei que sou grande para os pequenos e pequeno para os grandes – brinca Dado.
A lager tem obtido boa resposta no mercado, afirma. Por ora, ocupa capacidade disponível na microcervejaria e exigiu R$ 350 mil para desenvolvimento e marketing.
– Temos o bom receio de precisar usar a capacidade de outras fábricas no verão – projeta o empresário, explicando que já utilizou uma unidade em Goiânia em outros momentos de demanda em alta.
Dado lembra que teve a ideia de se lançar nesse segmento observando movimentos nos EUA, na Inglaterra, na Alemanha e na República Tcheca – todos países muito associados à bebida, como o Brasil. Agora, segue acompanhando o amadurecimento do mercado, que compara ao do vinho:
– Antes havia poucos varietais, hoje há imensa diversidade de terroirs, blends. Para muita gente tomar vinho ficou complexo e caro. O processo de amadurecimento desse consumidor ocorre em ciclos de 20 ou 30 anos. Temos uma vantagem devida ao pioneirismo, mas hoje está difícil construir uma marca. Como tudo estava ficando muito complexo, entendemos que era o momento de lançar uma cerveja mais acessível, em sabor e em preço.