Confirmada pelo governador Eduardo Leite em seu primeiro evento empresarial depois da eleição, a abertura de capital da Corsan já está em planejamento, mas só deve se concretizar no segundo semestre de 2020. Roberto Barbuti, novo presidente da companhia de saneamento do Estado, é um profissional egresso do mercado financeiro com vasta experiência em processos de oferta de ações, tanto os primários, conhecidos como IPOs, quanto de emissões secundárias. Como representante de bancos, fez a modelagem do IPO da Sabesp, do governo de São Paulo, por exemplo.
– A empresa ainda não está totalmente preparada para começar o processo – avalia Barbuti.
As condições necessárias para que a Corsan alcance o máximo potencial possível de valor de mercado passam por adequações internas e definições externas, destaca o dirigente. No segundo capítulo, depende do avanço do projeto de lei 3.261/2019, que substitui a Medida Provisória 868/2018.
Seu objetivo é definir o marco regulatório do setor no Brasil, especialmente sobre o papel do setor público e o da iniciativa privada no saneamento. Um dos temas cruciais, para Barbuti, será a definição de critérios claros para o reajuste de tarifas, que não existem.
– Há um embate entre as empresas públicas querendo manter a situação atual e a iniciativa privada tentando abrir caminho. A solução correta está no meio do caminho – acrescenta.
As adequações internas passam pela definição de um planejamento estratégico formal e pela adoção de medidas que permitam “maior captura de valor” para a Corsan. Incluem revisão cuidadosa dos processos de auditoria e até a avaliação de terceirização de serviços, como leitura do consumo e manutenção. Quando estiver madura, a oferta de ações será internacional, adianta Barbuti. Pelas regras desse tipo de processo, terá de pulverizar dois terços do volume oferecido e garantir 10% para investidores não institucionais. Na parcela de 49% do capital da Corsan que deve ser oferecido ao mercado, o objetivo é ter participações pulverizadas, com ações distribuídas por vários investidores.