A reclamação do vice de futebol do Grêmio, Antônio Brum, foi bastante veemente após a derrota para o Atlético-MG, em Belo Horizonte, nessa quarta-feira (9). Os lances citados foram o pênalti cometido por Jemerson em Hulk, além do gol anulado de Braithwaite.
A coluna resolveu fazer um levantamento das interferências do VAR que beneficiaram ou prejudicaram o Grêmio no Brasileirão. Reforça-se aqui que os termos "a favor" e "contra", além dos verbos conjugados acima, são usados no sentido figurado, visto que o árbitro de vídeo não existe, em tese, para favorecer qualquer equipe.
O VAR costuma checar vários lances durante as partidas do Brasileirão. Agora a revisão em campo não ocorre a todo o momento. A partir disso, o levantamento foca essencialmente nas ocasiões em que o árbitro se dirige à cabine dos monitores para rever as imagens. Além disso, não são contados os lances em que o árbitro acertou em campo e o árbitro de vídeo apenas "abençoou" a decisão.
No total, são cinco ações do VAR "a favor" e seis "contra" o Grêmio. Diante do Atlético-MG, o árbitro Luiz Flávio de Oliveira foi chamado ao monitor para revisar o gol de Braithwaite por suposto toque da bola no braço do atacante dinamarquês. A decisão foi de anular o lance.
VAR "a favor" (5)
- Pênalti anulado - Vasco 2x1 Grêmio (simulação de Rossi)
- Pênalti anulado - Flamengo 2x1 Grêmio (simulação de Bruno Henrique)
- Pênalti anulado - Fortaleza 1x0 Grêmio (simulação de Machuca)
- Gol anulado - Juventude 3x0 Grêmio (falta em Galdino na origem do lance)
- Gol anulado - Botafogo 0x0 Grêmio (impedimento de Bastos)
VAR "contra" (6)
- Pênalti - Fortaleza 1x0 Grêmio (toque no braço de Rodrigo Ely)
- Gol anulado - Juventude 3x0 Grêmio (impedimento de Edenilson)
- Pênalti anulado - Grêmio 2x0 Vitória (bola fora de jogo)
- Pênalti - Corinthians 2x2 Grêmio (Kannemann puxou o braço de Romero)
- Pênalti - Bragantino 2x2 Grêmio (falta de Rodrigo Caio em Jhon Jhon)
- Gol anulado - Atlético-MG 2x1 Grêmio (toque no braço de Braithwaite)