Renato Portaluppi e Eduardo Coudet parecem ter combinado o discurso nesse meio de semana. "As oportunidades estão aí, e está todo mundo vendo", foi a fala de Renato após a vitória sobre o Juventude. Já Coudet, após a derrota para o Guarany de Bagé, alertou que "todo mundo está tendo a possibilidade de jogar".
Há um recado bastante claro nessas falas, também para gremistas e colorados, mas muito mais para os jogadores que precisam dar a resposta em 2024. Eu cito alguns aqui de cada lado. Gabriel Barros, Pedro Henrique e Gustavo Campanharo não conseguem apresentar minimamente um bom rendimento em campo. No Grêmio, a situação é claríssima. João Pedro Galvão poderia facilitar a vida da direção na busca por um centroavante.
No entanto, a realidade vai de encontro à expectativa. Podemos apontar, aqui, também, os casos de Nathan Fernandes e Lucas Besozzi, com o atenuante de serem jovens. Já o meia Nathan, que teve atuações destacáveis por Atlético-MG e Fluminense, ainda deve uma boa partida no Tricolor.
O Gauchão, nas últimas décadas, tem status de laboratório para a dupla Gre-Nal. Quem brilha no campeonato segue ganhando chances na temporada. Agora, aquele que fracassa diminui bastante sua vida útil no clube.