Vai começar a caminhada do Inter na Libertadores na próxima terça-feira (4), quando o time de Mano Menezes viaja à Colômbia para enfrentar o Independiente Medellín. Para começar bem a fase de grupos e principalmente na projeção de aproveitamento para se classificar, é importante buscar pontos fora de casa.
A coluna traz aqui o retrospecto de Mano Menezes na Libertadores, recortando mais precisamente os números do treinador como visitante na principal competição sul-americana. Mano disputou três edições do torneio, e o retrospecto não é tão ruim.
Pelo Grêmio, em 2007, a campanha de vice-campeão daquela equipe de Mano Menezes ficou marcada por um time que só resolvia no Olímpico. Fora de casa, os números eram bastante fracos. Derrotas seguidas para Tolima, Cúcuta, São Paulo, Defensor, Santos e Boca Juniors. Venceu apenas o Cerro Porteño.
Nas outras edições, em 2018 e 2019, ambas pelo Cruzeiro, Mano Menezes teve campanhas bem melhores como visitante. Na segunda, chegou a vencer todas as partidas como visitante.
Os números totais de Mano Menezes fora de casa na Libertadores apontam pouco mais de 40% de aproveitamento. São seis vitórias e oito derrotas nas 16 partidas de seus times como visitante.
Vale lembrar que a Conmebol promoveu uma mudança nas premiações da Libertadores justamente para incentivar a busca dos clubes por vitórias. Cada triunfo vale 300 mil dólares (mais de R$ 1,5 milhão) na fase de grupos.
Números de Mano Menezes na Libertadores
- 32 jogos
- 15 vitórias
- 6 empates
- 11 derrotas
- 53,1% de aproveitamento
Fora de casa: 16 jogos, com 6 vitórias, 2 empates e 8 derrotas (41,6% de aproveitamento)