A suspensão de Alan Patrick para a última rodada do Brasileirão abre a possibilidade de Taison voltar a ser titular no time do Inter. Pois se isto for confirmado por Mano Menezes para o confronto contra o campeão Palmeiras, o camisa 7 colorado atingirá uma marca expressiva pelo clube: 200 jogos disputados.
Taison, natural de Pelotas, foi revelado pelo Inter e alçado ao time profissional em junho de 2008. Com a saída de Abel Braga, na época, Guto Ferreira assumiu interinamente, antes da chegada de Tite. O garoto de 20 anos fez sua estreia em uma derrota para a Portuguesa, no Canindé, pelo Brasileirão.
O atacante seguiu sendo usado durante a temporada de 2008, atuando inclusive no jogo do título da Sul-Americana contra o Estudiantes, da Argentina. Mas foi no ano seguinte que Taison apareceu nacionalmente. Ao lado de Nilmar e D'Alessandro, teve campanha de destaque.
Perdeu espaço em 2010, mas retomou sua importância no time com a chegada de Celso Roth para a conquista da Libertadores naquele ano. Taison foi vendido por seis milhões de euros (R$ 13,4 milhões) ao Metalist, da Ucrânia.
Depois de 11 anos, Taison foi repatriado pelo Inter. A torcida colorada ainda espera seu protagonismo, perdido na atual temporada. Ele é reserva de Alan Patrick. Seu contrato vai até 30 de junho de 2023, e não se sabe se o jogador permanecerá no Beira-Rio.
Se por um lado ele virou referência colorada em Gre-Nal (são 10 vitórias em 16 clássicos contra o Grêmio, além de dois gols marcados), Taison também ficou marcado pela dolorida eliminação na Sul-Americana para o Melgar, do Peru, ao errar sua cobrança na disputa de pênaltis.
Números de Taison com a camisa do Inter:
- 199 jogos
- 44 gols
- 24 assistências
- 4 títulos (Libertadores, Sul-Americana, Suruga e Gauchão)