A história do Gre-Nal ganhou um novo capítulo em seus mais de 110 anos. O adiamento do clássico 435 foi confirmado pela Federação Gaúcha de Futebol (FGFo por motivos de segurança e por conta de atos lamentáveis de violência. Pois o fato é inédito nesse confronto entre Grêmio e Inter.
Não é a primeira vez que um Gre-Nal é suspenso ou adiado, mas a rivalidade jamais registrou, em décadas de disputa, um cancelamento de partida por conta de segurança ou violência. O jogador Villasanti, do Grêmio, chegou a parar no hospital com um traumatismo craniano, conforme informado pelo clube.
Em 1999, o Gre-Nal decisivo na chamada Seletiva de Libertadores sofreu um adiamento. O clássico de número 344 foi marcado por polêmicas entre as direções dos clubes. O jogo deveria ter ocorrido em uma terça-feira (23 de novembro), mas foi realizado somente dois dias depois. A decisão do então presidente colorado Rogério Amoretty era de alterar o valores dos ingressos para a torcida no Beira-Rio, tornando-os mais populares.
O ato de Amoretty foi recebida pelo Grêmio como rompimento de acordo, segundo o qual, nos dois Gre-Nais, os preços seriam iguais. A relação entre os clubes ficou estremecida a partir daí. O Grêmio respondeu com ingressos de graça para seus sócios, enquanto o Inter negou-se a repassar os quase nove mil ingressos à direção tricolor. Temendo atos violentos durante a partida, a Brigada Militar sugeriu a transferência do clássico, o que foi acatado pela FGF.
O adiamento irritou torcedores que vieram do interior do Rio Grande do Sul e encontraram o Beira-Rio fechado. O Gre-Nal foi realizado posteriormente e terminou empatado em 1 a 1, com gols de Almir para o Inter e Guilherme para o Grêmio. O resultado classificou o time colorado.
Outro adiamento registrado em Gre-Nais foi em 1976. As fortes chuvas em Porto Alegre forçaram a transferência da partida de domingo para a segunda-feira do dia 9 de agosto. O Inter venceu o Grêmio, no Beira-Rio, por 1 a 0, com gols contra de Beto Fuscão. Resultado que fez a equipe colorada ganhar o segundo turno do Gauchão.
O Gre-Nal 435, que deveria ocorrer nesse dia 26 de fevereiro de 2022, infelizmente marcou seu nome da história do clássico da pior maneira possível. O futebol gaúcho foi derrotado.