A Conmebol se manifestou condenando o episódio de violência antes do clássico Gre-Nal, adiado por conta de um ataque ao ônibus do Grêmio na chegada ao Beira-Rio, deixando jogadores feridos. Em publicação no Twitter, o presidente Alejandro Domínguez afirmou que esse tipo de ato não deve ser permitido no ambiente esportivo.
— A Conmebol condena os atos de violência que foram praticados em relação à equipe Grêmio. Não vamos permitir que este tipo de eventos manchem a alegria e a paixão, este esporte nos une e só assim podemos continuar a tornar nosso futebol grande aos olhos do mundo inteiro — publicou Domínguez.
O ônibus com a delegação do Grêmio foi atingido por uma pedra e uma barra de ferro na chegada ao Beira-Rio. Por conta do incidente, a direção tricolor alegou desequilíbrio para realização da partida, já que estaria desfalcado de pelo menos três jogadores, e decidiu que o clube não disputaria o clássico Gre-Nal, que estava previsto para as 19h deste sábado (26). Desse modo, o jogo foi adiado. Uma nova data será informada em breve.
A decisão foi tomada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) às 20h05min, após reunião do presidente Luciano Hocsman com as direções dos clubes. A demora ocorreu porque o presidente da entidade estava em Caxias do Sul, acompanhando o clássico Ca-Ju, e depois se deslocou para Porto Alegre.