A estatística vai ser confirmada sabe-se lá quando. Faltam duas partidas para o Grêmio oficialmente encerrar o primeiro turno do Brasileirão. Jogos contra Flamengo, na Arena, e Atlético-MG, no Mineirão, que foram adiados e estão sem datas definidas pela CBF. No entanto, é quase uma tendência afirmar que o clube vai registrar seu pior turno no campeonato de pontos corridos.
O Grêmio soma apenas 16 pontos até aqui, com pouco mais de 31% de aproveitamento. Dentro da zona de rebaixamento desde o início de junho, o time coleciona números não vistos nem na temporada de 2004, quando caiu para a Série B. Apenas mais um recorde negativo que se aproxima do Tricolor em 2021.
Em 2004, o Brasileirão tinha 24 clubes. Logo, contabilizando apenas as 19 primeiras partidas, o Grêmio fez 21 pontos. Um ano antes, no mesmo formato, o clube também brigou para não sair. Nesta edição, somou somente 19 pontos, mas conseguiu escapar da Série B na reta final.
O Campeonato Brasileiro tem 20 clubes na Série A desde 2006. Neste recorte de 15 anos, o pior turno do Grêmio foi registrado em 2010. Na oportunidade, o time era treinado por Silas virou a primeira metade do Brasileirão com apenas 20 pontos, na 16ª colocação.
O Grêmio agora vai ter duas semanas cheias para treinar. O próximo confronto será contra o Ceará no dia 12 de setembro, na Arena, abrindo o returno.
Grêmio no Brasileirão 2021
- 16 pontos
- 17 jogos
- 4 vitórias
- 4 empates
- 9 derrotas
- 12 gols marcados
- 18 gols sofridos
- 31,4% de aproveitamento