Entra ano, troca técnico, muda o presidente, e Marcelo Lomba continua tendo participação frequente no Inter. Exaltado ou contestado, o goleiro está na sexta temporada no Beira-Rio e, por ser um dos jogadores há mais tempo no clube, exerce papel de liderança no vestiário. A história do atleta com o Colorado ganhará um capítulo à parte na próxima partida.
Lomba, assim que entrar em campo com a camisa do Inter novamente, completará 200 jogos pelo clube. A tendência é de que isso ocorra na quinta-feira (10), no duelo contra o Vitória, pela Copa do Brasil, no Beira-Rio.
Contratado em julho de 2016, Lomba chegou ao Inter depois de uma composição feita com o Bahia, envolvendo a ida de Muriel para Salvador. O goleiro tinha a missão de ser um substituto de qualidade para Danilo Fernandes, que vivia boa fase. Com o passar dos anos, e as lesões frequentes de Danilo, Lomba assumiu a titularidade.
Talvez o melhor ano de Lomba no Inter tenha sido 2018. Com a exigência de uma disputa de Brasileirão com segurança, em função da volta do clube à Série A, o goleiro teve atuações marcantes, sendo eleito o melhor da posição ao final da temporada na premiação da CBF.
No entanto, sua irregularidade nas atuações em 2019 e 2020, variando entre defesas milagrosas e falhas bizarras, colocaram Lomba em dúvida para ser o dono da camisa 1 do Inter. Nem a chegada de Miguel Ángel Ramírez em 2021, com a ideia de ter um goleiro que saiba jogar com os pés, tirou a presença do atleta do time titular, o que causa descontentamento evidente na torcida colorada.
A liderança do goleiro no Inter deve ser analisada. Nos vídeos de despedida de D'Alessandro em 2020, exibidos pelo clube no YouTube, Rodrigo Dourado citou Edenilson e Lomba como aqueles que administrariam o vestiário colorado na ausência do argentino.
Aliás, do atual grupo do Inter, Lomba só tem menos partidas disputas do que Rodrigo Dourado (260), Víctor Cuesta (222) e Edenilson (218). Aos 34 anos, o goleiro tem contrato até 31 de dezembro de 2021 com o Colorado.
Números de Marcelo Lomba pelo Inter:
- 199 jogos
- 171 gols sofridos
- Contrato até 31/12/2021
Dados curiosos de Lomba no Inter:
- 1 assistência (passe para gol de Guilherme Parede contra o Caxias em 2019)
- 55 pênaltis batidos contra ele (9 pênaltis defendidos - 16,3% de aproveitamento)
- 1 expulsão (entrada violenta em Luciano, do Grêmio, pelo Brasileirão de 2019)