O nome Bruno Cortez desperta diversos sentimentos na torcida do Grêmio. Tem aqueles que defendem sua presença no time titular pelo, em tese, melhor poder defensivo; há aqueles que reconhecem sua bonita história no clube; e existe uma fervorosa massa já convicta de seu fim de ciclo no Tricolor.
Não que haja apenas estas situações citadas, bem como não são necessariamente excludentes entre elas, mas Cortez, no auge dos seus 34 anos de idade, é evidentemente um ícone do grupo do Grêmio (ao lado de outros nomes como Geromel, Kannemann e Maicon), por suas cinco temporadas seguidas na Arena e os seis títulos conquistados no período.
Agora que voltou a ser titular da equipe, em função do afastamento de Diogo Barbosa por Covid-19 e a volta de lesão de Guilherme Guedes, Bruno Cortez está a um passo de atingir uma marca no Grêmio: 200 partidas. Em sua carreira, jamais ficou tanto tempo em um clube.
O curioso é que Cortez parecia estar mais próximo do fim do seu ciclo no Grêmio. No entanto, a partir do momento que a expectativa não dialogou com o custo-benefício com relação a Diogo Barbosa e que criou-se uma incógnita a respeito de Guilherme Guedes, o veterano lateral voltou a ganhar oportunidades, merecidamente ou não.
Bruno Cortez marcou apenas dois gols com a camisa do Grêmio. Em 2017, na vitória por 1 a 0 sobre o Bahia pelo Brasileirão, o gol decisivo foi do lateral. O outro foi em 2019, na goleada diante do Avaí por 6 a 1, também pelo campeonato nacional. Ambos foram na Arena.
E a questão dos cruzamentos? Talvez esta seja o grande motivo das críticas dos gremistas: o pouco aproveitamento dos avanços de Cortez ao ataque. Foram apenas nove assistências de 2017 para cá. Na temporada passada, ele deu o passe para o primeiro gol de Diego Souza em sua volta ao Grêmio (5 a 0 sobre o Esportivo) e também assistiu Ferreira na classificação da Libertadores diante do Guaraní-PAR (2 a 0).
O contrato de Bruno Cortez com o Grêmio termina em 31 de dezembro de 2021. Recentemente iniciaram-se conversas entre representantes do atleta e clube para tratar de sua renovação. A tendência, pelo jeito, é de permanência do jogador na Arena em 2022.
Números de Bruno Cortez pelo Grêmio
- 199 jogos
- 2 gols
- 9 assistências
- 6 títulos