Muito se questiona sobre os investimentos feitos pelo Grêmio no último ano, mas não há discordância ao afirmar que o melhor reforço para o clube foi Diego Souza. Esperança de gols para a partida contra o Palmeiras, no duelo de volta da final da Copa do Brasil, o goleador vai mesmo confirmar o topo de um ranking pesado de artilheiros no Brasil.
A temporada 2020 encerra-se oficialmente no duelo Palmeiras x Grêmio do próximo domingo (7). As partidas válidas pelos estaduais já pertencem a 2021 e não entram para as estatísticas vigentes. Ou seja, Diego Souza não tem mais a concorrência de nomes fortes como Gabigol, Marinho e Luciano, que terminaram seus compromissos, na lista dos maiores goleadores da temporada brasileira. Sendo assim, ele já é o maior do Brasil no período.
Diego Souza soma 28 gols, sendo 13 deles no Brasileirão, nove no Gauchão, quatro na Copa do Brasil e dois na Libertadores. Tudo isso em 53 jogos, o que representa uma alta média de 0,52 gol por partida. Ou seja, praticamente ele balança as redes uma vez a cada dois jogos.
No raio X dos gols de Diego Souza, é possível destacar o poderio na bola aérea. O centroavante marcou 10 vezes de cabeça na temporada. Além disso, converteu cinco penalidades no total (desperdiçou uma, diante do Corinthians pelo Brasileirão). Teve até gol de voleio, no empate com o Ypiranga pelo returno do Gauchão.
Não bastasse a fase artilheira, a maior de sua carreira, Diego Souza também se destaca pelas assistências. Ao lado de Pepê, ele é o maior "garçom" do Grêmio, com nove passes para gols de seus companheiros.
Logo, o camisa 29 tem 37 participações diretas em gols do Grêmio na temporada 2020 (marcando ou dando assistência). Sem dúvida, a melhor aposta do clube em termos de reforços.
Artilheiros do Brasil na temporada 2020
- Diego Souza/Grêmio - 28 gols
- Gabigol/Flamengo - 27 gols
- Marinho/Santos - 24 gols
- Zé Love/Brasiliense - 24 gols
- Paulo Sérgio/ABC/CSA - 24 gols
- Caio Dantas/Sampaio Corrêa - 24 gols
- Germán Cano/Vasco - 24 gols
- Luciano/Grêmio/São Paulo - 24 gols
- Pedro/Flamengo - 23 gols
- Thiago Galhardo/Inter - 23 gols
- Vina/Ceará - 23 gols