O próprio Grêmio informou que no treinamento da segunda-feira (1º), quem não entrou em campo na primeira final da Copa do Brasil, contra o Palmeiras, participou de um treinamento coletivo, que foi o pontapé inicial na preparação para a estreia do Gauchão, que ocorre nesta quarta-feira (3), contra o Brasil-Pel na Arena.
A atividade, segundo o clube, foi acompanhada pelo técnico Renato Portaluppi. O treinador, aliás, deverá comandar o time na partida diante do Xavante, já que a programação ainda inclui um trabalho na manhã de quinta-feira, antes da viagem para Atibaia, no interior paulista, onde o Tricolor irá se preparar para o segundo jogo contra o Palmeiras.
Dessa forma, o time de transição, que fez sete amistosos visando o Estadual apenas fornecerá alguns jogadores para compor o grupo. A exemplo de temporadas anteriores, o desempenho nos jogos de preparação não foi satisfatório e por isso Renato colocará a equipe reserva. Nos sete jogos-treino, o time sub-23 gremista obteve apenas uma vitória, empatou três e perdeu três, incluindo duas goleadas sofridas para Novo Hamburgo e Criciúma.
Em virtude dessa decisão, diversos ex-titulares estarão em campo, casos de Vanderlei, David Braz, Cortez e Lucas Silva. Cotado para jogar em São Paulo, no final de semana, Ferreira faz parte do grupo e seu aproveitamento contra o Brasil poderá indicar de que forma ele será utilizado no jogo que vale para o Tricolor a temporada 2020 e que dará rumo ao calendário de 2021.
O atacante Ricardinho é o único do time de transição que deverá ser titular. O jogador que veio da base do São Paulo para Porto Alegre foi destaque do Brasileirão sub-20, onde o Grêmio foi eliminado nas semifinais. Em 12 jogos, ele marcou nove gols. Na pré-temporada para o Gauchão 2021, ele marcou dois gols.
Para o jogo desta quarta, Renato deverá mandar a campo o seguinte time: Vanderlei; Vanderson, Rodrigues, David Braz e Cortez; Lucas Silva e Darlan; Everton, Pinares e Ferreira (Guilherme Azevedo); e Ricardinho.