Seria injusto culpar Brenno por não ter defendido o pênalti de Eltinho, que decretou a vitória de virada do Juventude sobre o Grêmio. O que chama a atenção é que esta penalidade passa a fazer parte de um pacote que virou uma verdadeira sina no clube.
O último goleiro do Grêmio a defender um pênalti no tempo normal foi Paulo Victor há quase quatro anos. O goleiro, em sua estreia pelo clube, parou a cobrança de Robinho, do Atlético-MG, pelo Brasileirão daquele ano. Desde então, todas as cobranças entraram na meta gremista.
O pênalti convertido por Eltinho foi o 28ª seguido contra o Grêmio no período. Além de Brenno, que amargou o gol sofrido nesta quinta-feira (25), outros goleiros sofreram com tal sina, como Marcelo Grohe, Vanderlei, Júlio César e o próprio Paulo Victor.
Aliás, este quesito foi usado pela comissão técnica do Grêmio para sacar Vanderlei do time titular nas finais da Copa do Brasil contra o Palmeiras. Tinha-se a ideia de que Paulo Victor poderia fazer a diferença nos pênaltis.
Obviamente não entram neste levantamento as disputas de pênaltis em mata-matas. Em 2018 e 2019, por exemplo, o Grêmio foi campeão nas penalidades diante de Independiente, na Recopa Sul-Americana, e Inter, no Gauchão.
Todos os pênaltis convertidos contra o Grêmio desde 2017
2021
- Eltinho-Juventude
2020
- Zé Mário-Novo Hamburgo
- Gabigol-Flamengo
- Iago Maidana-Sport
- Thiago Galhardo-Inter
- Marinho-Santos (2)
- Hyoran-Atlético-MG
- Edenilson-Inter
- Wilson-Coritiba
- Arthur Gomes-Santos
- Madson-Santos
2019
- Pedro-Fluminense
- Fernandão-Bahia
- Pikachu-Vasco
- Fred-Cruzeiro
- Di Santo-Atlético-MG
- Arthur Caike-Bahia
- Gabigol-Flamengo
- Gabigol-Flamengo
- Bruno Henrique-Palmeiras
- Nikão-Athletico-PR
2018
- João Paulo-Caxias
- Kayron-Cruzeiro-RS
- Nico López-Inter
- Pity Martínez-River Plate
2017
- Rodrigão-Bahia
- Sand-Lanús