Observou-se, na prática, aquela ideia de cumprimento de tabela que o Grêmio tinha no Equador. Com a goleada construída na Arena, uma mera formalidade marcou a partida contra o Ayacucho nesta terça-feira (16), que confirmou a classificação do clube para a terceira fase preliminar da Libertadores. Além disso, conforme regulamento, na pior das hipóteses, o Tricolor já está garantido na Sul-Americana 2021.
Se, por acaso, o Grêmio for eliminado pelo Independiente del Valle, do Equador, no próximo mata-mata, dará adeus à chance de ingressar na fase de grupos da Libertadores. Porém, automaticamente será um dos representantes brasileiros da Sul-Americana. As regras da competição foram modificadas pela Conmebol para esta temporada.
A Sul-Americana agora tem fase de grupos, diferentemente das últimas edições. Existe uma fase preliminar eliminatória, sem a presença de brasileiros e argentinos, que é regionalizada. Ou seja, um mata-mata entre uruguaios, equatorianos, venezuelanos, peruanos, paraguaios, chilenos e bolivianos.
Dessa primeira fase, 16 classificados se juntam a outros 16 clubes na fase de grupos. Nela, por exemplo, estão os times brasileiros que obtiveram vaga à Sul-Americana via Brasileirão: Corinthians, Athletico-PR, Bahia, Atlético-GO, Ceará e Bragantino. E também ingressam aqui os quatro clubes eliminados do último mata-mata da chamada "Pré-Libertadores" (na qual o Grêmio pode aparecer).
O sorteio da fase de grupos da Sul-Americana ocorre no próximo dia 9 de abril, exatamente no mesmo dia do sorteio da fase de grupos da Libertadores. O curioso, e até cômico, é que o evento ocorre em meio aos confrontos entre Grêmio e Independiente del Valle. Logo, o Tricolor, ainda sem saber seu futuro, já vai conhecer qual será sua chave se seguir vivo na Libertadores ou se for para a Sul-Americana.
A última vez que o Grêmio disputou a Sul-Americana foi em 2012, sob comando de Vanderlei Luxemburgo. Classificou-se diante de Coritiba e Barcelona de Guayaquil, do Equador, mas foi elimindo pelo Millionarios, da Colômbia, nas quartas de final do torneio. O campeão daquele ano foi o São Paulo.
Clubes já garantidos na fase de grupos da Sul-Americana 2021
- Athletico-PR
- Corinthians
- Bragantino
- Ceará
- Atlético-GO
- Bahia
- Independiente
- Lanús
- Rosario Central
- Newell's Old Boys
- Arsenal de Sarandí
- Talleres