Com a ideia de preservar titulares, Renato Portaluppi deve escalar o Grêmio com alguns reservas para a partida contra o Fortaleza nesse sábado (9), no Castelão, pelo Campeonato Brasileiro. Pois a circunstância abre caminho para um jogador atingir uma marca importante pelo clube: Paulo Victor vai completar 100 jogos.
O goleiro foi contratado pelo Grêmio na temporada de 2017, com o objetivo de ser um bom substituto para Marcelo Grohe. Ele estava no futebol turco, atuando pelo Gaziantepspor emprestado pelo Flamengo. Alguns problemas por lá, como o não recebimento de salários, fizeram Paulo Victor voltar ao Brasil e acertar-se com o Tricolor em julho.
O início foi extremamente promissor. Na sua estreia pelo Grêmio, o time venceu o Atlético-MG na Arena, pelo Brasileirão 2017, e o goleiro chegou a defender um pênalti batido por Robinho. A saída de Grohe no fim de 2018 abriu espaço para ele assumir a titularidade.
O Grêmio campeão gaúcho de 2019, com uma das melhores defesas da história da competição, tinha Paulo Victor no gol. Em 11 partidas, ele foi vazado apenas uma vez e ainda brilhou na decisão do título contra o Inter, defendendo três cobranças de pênalti (Nico López, Cuesta e Camilo). Sem dúvidas, seu melhor momento no clube.
No entanto, algumas atuações abaixo da expectativa, inflamadas principalmente pelo fatídico 5 a 0 para o Flamengo nas semifinais da Libertadores de 2019, fizeram o Grêmio buscar outro goleiro. Vanderlei foi contratado e Paulo Victor foi para o banco de reservas a partir da temporada 2020.
Outro fato interessante sobre Paulo Victor no Grêmio é que o goleiro tem uma assistência registrada. Na vitória do Tricolor sobre o Athletico-PR, na Arena da Baixada, ele deu o "chutão" que resultou no gol marcado por Ferreira no 2 a 1 pela atual edição do Brasileirão.
Números de Paulo Victor pelo Grêmio
- 99 jogos
- 77 gols sofridos
- 1 assistência
- 4 pênaltis defendidos