Ao que tudo indica, Renato Portaluppi não deve contar com o colombiano Orejuela em sua equipe no ano de 2021. Pensando nisso, o técnico vem utilizando um jovem oriundo da base esporadicamente no time titular: Vanderson, de 19 anos.
O atleta tem se destacado nos treinos e, agora, nas partidas. Apesar de novo, o jogador tem dado recado do lado direito gremista. Na última partida, diante do Bahia, inclusive, marcou seu primeiro gol como profissional.
Diante deste cenário, GZH consultou seus colunistas para responder se o atleta está realmente pronto para suprir a ausência de Orejuela. Confira as opiniões:
Em dois jogos no time profissional do Grêmio, Vanderson mostrou características interessantes. Ele tem um cruzamento qualificado e uma boa chegada no campo de ataque. Tanto é que, nos dois confrontos, marcou um gol e deu uma assistência. Precisa ainda corrigir alguns aspectos defensivos. Mas o problema maior é a questão física. Sentiu cãibras nas duas partidas e teve de ser substituído, o que gerou um certo descontentamento no técnico Renato Portaluppi. Desta maneira, ele ainda não está pronto. Mas assim que o problema muscular for corrigido, ele terá tudo para suprir a ausência de Orejuela. Mais do que isso, ele tem potencial para se tornar o futuro lateral-direito titular do Grêmio.
Vanderson ainda precisa de correções, de tempo para ganhar força física e confiança, segurança para fazer com naturalidade entre os adultos o que fazia no sub-20. Isso virá com tempo e com minutos em campo. O que não teria com Orejuela a sua frente, possivelmente. Vanderson tem a maior virtude que exige a posição: sabe chegar à frente e cruzar. Precisa corrigir pontos defensivos, mas isso se aprende. O que não se aprende é aquilo que ele faz depois de se aproximar da área e mirar a cabeça do centroavante.
Ele deve suprir a ausência do Orejuela, sim. Não sei se ele está pronto, porque ele tem só 19 anos, recém subiu, fez apenas duas partidas. Então, nesse sentido, de um jogador inteiramente adaptado ao ambiente profissional, não. Em questão de aptidão, o rendimento que ele mostrou, ele pode ser melhor inclusive que o Orejuela, eu acho que ele é melhor. O Grêmio, então, acerta demais. Deixa o Orejuela lá com aquela dinheirama e aposta no menino da base, que a gente sabe que pode dar muito mais do que o Orejuela. Esse é o ponto fundamental: sabemos qual o limite do colombiano, não sabemos o limite do Vanderson, que pode ser muito maior. Acho que sim, ele está apto para começar a substituir o Orejuela. Aos poucos, ele vai melhorando.